Iniciativas que buscam preservar ecossistema dão resultado e ‘Cidade Verde’ confirma o slogan
PARCERIA COM RESERVA BIOLÓGICA
O município conta ainda com 93.730 hectares de áreas protegidas, que englobam a Área de Preservação Ambiental (APA) do Rio São João, a Reserva Biológica de Poço das Antas, o Parque Estadual dos Três Picos e o Parque Municipal da Biquinha. Somam-se a isso as RPPNs ‘Fazenda Arco-Íris’, ‘Floresta Alta’, ‘Gaviões’, ‘Granja Redenção’, ‘Reserva Serra Grande’, ‘Reserva União’, ‘Sítio Cachoeira Grande’, ‘Sítio Santa Fé’, ‘Águas Vertentes’, ‘Cachoeirinha’, ‘Lençóis’, ‘Cisne Branco’, ‘Quero-Quero’, ‘Rabicho da Serra’, ‘Taquaral’, ‘Boa Esperança’, e ‘Neiva, Patricia, Cláudia e Alexandra’.
De acordo com a diretora da Semma Eliane Lima, o município também desenvolve um trabalho em parceria com a Reserva Biológica Mico-Leão-Dourado, a fim de criar mais áreas verdes de preservação.
Entenda o que é ICMS Verde
O ICMS Verde foi instituído em 2008, através da Lei nº 5.100, aprovada pela (Alerj), e Silva Jardim começou no ranking, em janeiro de 2009, no 11º lugar. Já em 2010 pulou para o 4º lugar e, em 2011, para o 1º. Trata-se de redistribuição de 2,5% do ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação), segundo critérios ambientais.
Esse repasse foi pensado para compensar os municípios que tinham historicamente o uso de seu território limitado pela presença de unidades de conservação (reservas e parques) ou por mananciais estratégicos para o abastecimento das cidades, como é o caso de Silva Jardim.
Fonte: O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça o seu comentário!