'Garis da Alegria' usam arte para alertar sobre meio ambiente no AM
Grupo conta com 11 pessoas - entre ex-garis e agentes ambientais.
'Meio ambiente é a maneira como nos relacionamos', diz líder do grupo.
Rosto pintado, violão em punho e, é claro, o inconfundível uniforme laranja. É assim que Adriano Rodrigues, 32 anos, e mais 10 pessoas se apresentam como os “Garis da Alegria”. O grupo, que tem feito até cinco shows por dia, faz da arte o meio para conscientizar crianças e adultos sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Ao G1, Adriano - que é presidente dos “Garis da Alegria” - conta que a iniciativa começou quase que por acaso, em 2006. No início, ele e mais outra colega - os dois, agentes ambientais - juntaram-se a um gari para realizar palestras em escolas. “Sentimos a necessidade de falar de forma mais lúdica, porque as crianças não assimilavam tão bem o que queríamos passar. O Alan, que era gari na época, tinha uma música que usamos como base da nossa primeira peça, ‘Lixilda’. Começamos a prender a atenção das crianças”, lembrou.
Com o tempo, novos garis chegaram ao grupo, que hoje se divide para dar conta da agenda atribulada. O número de compromissos, inclusive, fez com que os integrantes do “Garis da Alegria” abandonassem suas atividades para se dedicar ao projeto. “Já estamos vendo resultado, principalmente com as crianças. Elas são um público mais acessível. O adulto já tem hábitos formados, que são difíceis de mudar. Já as crianças chegam até a cobrar dos pais e dos coleguinhas o cuidado com o meio ambiente”, conta.
Segundo Adriano, esse cuidado não se resume a não jogar lixo nas ruas e igarapés. “Não falamos apenas de lixo, porque meio ambiente é muito mais do que isso. É o lugar onde você está, a maneira com que você se relaciona com o outro e com o planeta, é claro", salientou.
Para fixar esses conceitos, o grupo já conta com seis peças teatrais e 22 músicas. A "veia artística" dos membros é incentivada com oficinas de teatro. “Pretendemos gravar um CD com nossas composições”, revelou.
Na Semana do Meio Ambiente, o grupo faz apresentações em Carauari, 788 Km de Manaus, levando músicas e teatro com temas relacionados à preservação da natureza. "A semana do Meio Ambiente está sendo gratificante pra nós. Estamos percebendo o quanto somos amados", disse o grupo.
Na Semana do Meio Ambiente, o grupo faz apresentações em Carauari, 788 Km de Manaus, levando músicas e teatro com temas relacionados à preservação da natureza. "A semana do Meio Ambiente está sendo gratificante pra nós. Estamos percebendo o quanto somos amados", disse o grupo.
Fonte: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2014/06/garis-da-alegria-usam-arte-para-alertar-sobre-meio-ambiente-no-am.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça o seu comentário!