Incentivo governamental permitiria nacionalização do Toyota Prius
De acordo com informações divulgadas pelo Senado, a Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou na última terça-feira (20) um projeto que isenta por até 10 anos veículos elétricos a bateria ou híbridos a etanol, ambos de fabricação nacional, do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O texto prevê a isenção também para peças que precisem ser importadas para a posterior produção dos veículos no Brasil, assim como para equipamentos de recarga.
Hoje, os carros híbridos e elétricos são taxados em até 25% no Brasil. Modelos nacionais a combustão com motores acima de 1.0 e até 2.0 flex, por exemplo, tem imposto de 11% atualmente. De autoria o senador licenciado Eduardo Braga (PMDB-AM), o projeto 174/2014 será discutida agora na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
SAIBA MAIS
Diminuição de preço e projetos nacionais
De acordo com informações apuradas pelaAutoesporte, essa decisão poderia reduzir o preço de carros híbridos e elétricos em até 20%. Isso significa, por exemplo, que o híbrido mais acessível vendido hoje no Brasil, o Toyota Prius, teria valor reduzido de R$ 116.660 para R$ 93.328. Fontes informam, portanto, que o incentivo do governo poderia fazer com que esse modelo fosse fabricado por aqui. No Japão, ele é vendido nas versões clássica, Acqua, compacto urbano e perua.
De acordo com informações apuradas pelaAutoesporte, essa decisão poderia reduzir o preço de carros híbridos e elétricos em até 20%. Isso significa, por exemplo, que o híbrido mais acessível vendido hoje no Brasil, o Toyota Prius, teria valor reduzido de R$ 116.660 para R$ 93.328. Fontes informam, portanto, que o incentivo do governo poderia fazer com que esse modelo fosse fabricado por aqui. No Japão, ele é vendido nas versões clássica, Acqua, compacto urbano e perua.
O assunto surgiu para a Toyota 2013, quando a marca ampliou em cerca de 10% suas atividades de nacionalização de veículos em Guaíba (RS). Lá são instalados, por exemplo, protetores de caçamba de modelos produzidos na Argentina, como a Hilux, que chega ao Brasil reestilizada no início de 2016. Na ocasião, o então governo do estado teria falado sobre a produção nacional de híbridos e elétricos, conforme afirmou Ricardo Bastos, diretor de relações públicas e governamentais da montadora japonesa no Brasil, e um dos vice-presidentes da Anfavea, associação de fabricantes de veículos.
De acordo com o executivo, 15% das vendas mundiais da montadora são de híbridos e elétricos. No Japão, metada dos emplacamentos vem desses veículos, sendo que a maior parte se trata de híbridos. (Colaborou Giulia Lanzuolo)
Fonte:http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2015/10/comissao-do-meio-ambiente-aprova-isencao-de-ipi-para-veiculos-hibridos-e-eletricos-fabricados-no-brasil.html
De acordo com o executivo, 15% das vendas mundiais da montadora são de híbridos e elétricos. No Japão, metada dos emplacamentos vem desses veículos, sendo que a maior parte se trata de híbridos. (Colaborou Giulia Lanzuolo)
Fonte:http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2015/10/comissao-do-meio-ambiente-aprova-isencao-de-ipi-para-veiculos-hibridos-e-eletricos-fabricados-no-brasil.html
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